Estudo aponta os riscos da exploração do Cerrado

No artigo “Desvalorizando e Superexplorando o Cerrado Brasileiro: Por Nossa Conta e Risco”, pesquisadores abordam a importância do bioma para frear as ameaças associadas às mudanças climáticas e para o desenvolvimento humano e econômico do país e da região. Coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estudo foi recentemente publicado na Environment Magazine.

Para ler a notícia completa no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), clique aqui: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4370

O artigo está disponível em português aqui.


Guia Técnico: Restauração ecológica com Sistemas Agroflorestais

Publicado pelo Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (Icraf), este guia técnico tem como principal objetivo orientar a adoção de sistemas agroflorestais (SAFs) na restauração e recuperação de áreas alteradas e degradadas por meio de estratégias que conciliem a conservação com benefícios sociais.

Sua construção foi fruto de um processo participativo e de pesquisa envolvendo técnicos, agricultores, pesquisadores,formuladores de políticas e praticantes nos temas da restauração e SAFs. Primeiro, foram analisadas as normas que regem o uso de SAFs em áreas de proteção ambiental (Áreas de Preservação Permanente– APPs e Reservas Legais – RLs) a fim de esclarecer, para técnicos, agricultores e formuladores de políticas, suas implicações práticas no campo.

A publicação está disponível para download aqui http://www.icrafamericalatina.org/nuestros-productos/guia-tecnico-restauracion.html