Povos Indígenas e Populações Tradicionais

PROJETOS QUE PROMOVERAM A INCLUSÃO DE INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS

©Emeric Kalil / Acervo AQK

Como atuamos

De acordo com o Perfil do Ecossistema do Cerrado, os povos e comunidades tradicionais são oficialmente definidos como sendo grupos culturalmente diferentes que se reconhecem como tal, possuem suas próprias formas de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. Os povos indígenas não se sentem inteiramente confortáveis inseridos nesta ampla categoria oficial de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares (PCTAFs), especialmente por causa da grande diversidade de identidades étnicas.

Os povos indígenas e populações tradicionais utilizam uma variedade de mecanismos para controlar e gerir seus recursos naturais no Cerrado. As terras indígenas, que são as partes mais intactas do bioma, estão localizadas principalmente nas franjas da Amazônia. Muitos outros tipos de comunidades tradicionais e agricultores familiares estão presentes onde permanece a vegetação nativa, principalmente na porção norte do hotspot, e sofrem com a pressão intensa pela expansão das lavouras e pecuária em seus territórios. Estas populações são a chave para a conservação do ecossistema, uma vez que suas paisagens, ainda que fragmentadas, contêm biodiversidade considerável, sem monoculturas mecanizadas. As maiores áreas intactas de vegetação natural no Cerrado estão em suas 95 terras indígenas, cobrindo 96.000 km², 4,8% do bioma, principalmente para o norte e oeste perto da região da Amazônia e nos 44 territórios quilombolas que cobrem quase 4 mil km², além de outros territórios tradicionais ainda não mapeados e registrados. 

Neste período de implementação o apoio do CEPF conseguiu alcançar as comunidades locais de agricultores familiares, povos indígenas, populações tradicionais e redes da sociedade civil. Durante a elaboração do Perfil do Ecossistema do Cerrado as principais necessidades identificadas por estas partes interessadas foram o fortalecimento institucional, a capacitação, a infraestrutura e a implementação de ferramentas tecnológicas. Com a contribuição de nossos parceiros, os projetos promoveram a inclusão de indígenas, quilombolas e populações tradicionais existentes, respeitando e integrando os seus conhecimentos tradicionais para o planejamento da conservação e restauração do Cerrado, além de potencializar a atuação de lideranças na defesa de seus direitos territoriais e na busca da gestão territorial e da sustentabilidade dos territórios tradicionais através do intercâmbio de experiências, capacitações e da incidência política.

Projetos que apoiamos