Portfólio

Em 2013, o Conselho de Doadores do CEPF selecionou o bioma Cerrado como um dos hotspots prioritários e 8 milhões de dólares foram alocados para investimentos em projetos no período de 2016 a 2022. Entre os anos de 2016 e 2020, o CEPF Cerrado realizou cinco chamadas para apoio a projetos no Cerrado.

Os projetos do CEPF no Cerrado foram tão diversos como o bioma em si e as estratégias do Fundo. O nosso portfólio de projetos compreendeu quase todo o território, com iniciativas que ocorreram desde o Piauí até o Mato Grosso do Sul.

Nossos parceiros implementaram estratégias de pagamentos por serviços ambientais com produtores de café, projetos para a proteção de espécies ameaçadas e trabalharam com populações tradicionais, no incentivo à gestão e bom uso dos recursos naturais em seus territórios.

Um ponto importante para o CEPF foi modelar o portfólio, de tal maneira, que interações entre os beneficiários e outros atores do hotspot foram reforçadas, possíveis sinergias identificadas e resultados potencializados, em pequena e larga escala.

Por isso, identificamos projetos similares em algumas temáticas ou projetos de organizações que compartilharam o mesmo território e puderam dividir estratégias que foram além do escopo original do projeto.

A colaboração foi entendida em três diferentes aspectos: (a) o aumento do conhecimento por meio do aprendizado no grupo; (b) a integração de vários saberes que estão muitas vezes isolados em diferentes organizações e projetos e (c) disseminação de boas práticas para vários atores.

A apresentação de nosso portfólio serviu de estímulo para aumentar os níveis de colaboração entre os parceiros do CEPF e também como uma ferramenta que trouxe novos parceiros à mesa. O desafio esteve em identificar quando as cooperações entre parceiros foram desejadas e tiveram o potencial de produzir um resultado positivo.

Contudo, constatou-se que esta primeira análise, para facilitar a potencial colaboração, muitas vezes não foi feita, impossibilitando cooperações mais estratégicas.

Essa publicação tornou o nosso portfólio mais transparente e aumentou a possibilidade de conexões entre projetos e soluções antes não imaginadas pelo CEPF, o que é um excelente desenvolvimento para um bioma tão diverso, como o Cerrado.

Michael Becker, atuou como Coordenador da Estratégia de Implementação Regional do CEPF Cerrado

Portfólio de Projetos CEPF Cerrado 2016 – 2019

Portfólio de Projetos CEPF Cerrado 2016 – 2022