Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil

OPORTUNIDADES QUE ALCANÇAM BONS IMPACTOS NA PROTEÇÃO DO CERRADO

©Emeric Kalil / Acervo AQK

Como atuamos

A sociedade civil é definida, conforme o CEPF, como todos os atores não governamentais relevantes para a conquista dos resultados de conservação. Este escopo inclui, pelo menos, ONGs conservacionistas locais e internacionais, ONGs de desenvolvimento econômico e comunitário, instituições científicas, de pesquisa e acadêmicas (incluindo universidades locais), organizações profissionais, associações de produção e comercialização, organizações religiosas, meios de comunicação, grupos de ação política, grupos de sensibilização/educação/conscientização, educação, assistência social, direitos indígenas e reforma agrária e as partes do setor privado que se preocupam com o uso sustentável dos recursos naturais.

De acordo com o Perfil do Ecossistema do Cerrado, com poucas exceções, a capacidade da sociedade civil quando o Fundo iniciou sua atuação no hotspot estava em níveis intermediários. Era, e ainda é, muito difícil para as OSCs cumprirem os regulamentos governamentais irrealistas, entre muitas outras dificuldades burocráticas. E mesmo as organizações com maior capacidade, precisam de fortalecimento institucional para superar estas barreiras. 

Com a contribuição de nossos parceiros para superar estes entraves, os resultados que alcançamos para colaborar com o fortalecimento das organizações da sociedade civil no Cerrado passam: 1) pela capacitação de 40 organizações da sociedade civil em temas relevantes para fortalecer suas capacidades de atingir resultados positivos, 2) promoção de espaços de debates sobre os meios e desafios para a proteção do Cerrado, 3) potencialização da atuação de lideranças de populações tradicionais e povos indígenas na defesa de seus direitos territoriais e na busca da sustentabilidade por meio de capacitações e 4) fortalecimento da organização política das mulheres do Cerrado, a partir do diálogo e da mobilização. Estes são apenas alguns exemplos das oportunidades que foram implementadas para alcançarmos bons impactos na proteção do Cerrado.

Projetos que apoiamos