Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos

Tem como objetivo promover a conservação em áreas biológicas
de alta prioridade e numa escala de paisagem.

©M. Becker / Acervo IEB

Imagens: canva.com

Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês para Critical Ecosystem Partnership Fundvem atuando desde 2000 para assegurar a participação e contribuição da sociedade civil na conservação de alguns dos ecossistemas mais ricos do mundo do ponto de vista biológico, porém atualmente ameaçados.

O objetivo é promover a conservação em áreas biológicas de alta prioridade e numa escala de paisagem. A partir desta perspectiva, o CEPF identifica e apoia uma abordagem regional, envolvendo uma ampla gama de instituições públicas e privadas para atender as necessidades de conservação por meio de esforços coordenados.

O CEPF é um programa conjunto da Agência Francesa para o Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), Governo do Japão e Banco Mundial, com vistas a oferecer financiamento para proteção de ecossistemas únicos e ameaçados – conhecidos também como hotspots de biodiversidade.

Em 2013, o Conselho de Doadores do CEPF selecionou o bioma Cerrado como um dos hotspots prioritários e 8 milhões de dólares foram alocados para investimentos em projetos no período de 2016 a 2022. Entre os anos de 2016 e 2020 o CEPF Cerrado realizou cinco chamadas para apoio a projetos no Cerrado. Atualmente, o Fundo conta com mais de 60 projetos, divididos em Grandes (acima de US$ 50 mil dólares) e Pequenos Projetos (abaixo de US$ 50 mil dólares).

Implementador no Brasil

Atuando juntos para apoiar a proteção e conservação de ecossistemas únicos e ameaçados (hotspots), como o Cerrado.

No Brasil, o CEPF contou com o apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade. O IEB atua em rede, busca parcerias e promove situações de interação e intercâmbio entre organizações da sociedade civil, associações comunitárias, instâncias de governo e do setor privado. Para saber mais sobre a atuação do IEB, visite: http://www.iieb.org.br/

Em abril de 2016, o IEB foi selecionado para atuar como a Equipe de Implementação Regional (RIT, na sigla em inglês para Regional Implementation Team). O IEB respondeu pela liderança estratégica do programa no Cerrado e gerenciou os projetos que foram apoiados durante a implementação do programa, que ocorreu no período de 2016 a 2022.

Imagem: canva.com

Direções Estratégicas e Prioridades de Investimento

Em cinco anos, o CEPF apoiou projetos em seis direções estratégicas para cumprir seus objetivos de conservação no hotspot.

A estratégia de investimento no Brasil para o período 2016-2022 compreendeu 15 prioridades de investimento agrupadas em seis direções estratégicas, detalhadas no quadro abaixo. Ao longo de cinco anos, o CEPF investiu 8 milhões de dólares no Cerrado.

As ações de conservação prioritárias para o Cerrado evitaram ou minimizaram novas devastações, restauraram terras degradadas para a recriação da conectividade ecológica na paisagem e expandiram a rede de áreas protegidas.

O CEPF também apoiou ações dirigidas à conservação de seis espécies prioritárias terrestres e de água doce, as quais possuem planos de ação de conservação e aparecem listadas como ameaçadas na lista vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). Estes investimentos se concentraram na implementação dos planos existentes.

Equipe CEPF Cerrado

A Equipe de Implementação Regional do CEPF Cerrado foi formada por:

Michael Becker

Coordenador

Claudia Sachetto

Gerente de Subvenções

Aryanne Gonçalves Amaral

Assistente de Projetos

Michael Jackson O. Alves

Assistente de Projetos