Áreas Protegidas e Paisagens Sustentáveis

APENAS 8,7% DO CERRADO SÃO PROTEGIDOS POR UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

©A. Amaral / Acervo IEB

Como atuamos

Apenas 8,7% do Cerrado são protegidos por Unidades de Conservação, sendo 3,2% áreas de proteção integral e 5,5% em áreas de uso sustentável. Os maiores remanescentes de vegetação nativa não convertida em agricultura mecanizada de larga escala do Cerrado (67% de acordo com os dados divulgados pelo Mapbiomas) estão na região conhecida como MATOPIBA, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O Matopiba se transformou nos últimos anos em fronteira de expansão agrícola, com grandes lavouras de soja, milho e algodão, além de fazendas de gado e este cenário reflete o que vem acontecendo em todo território do hotspot há décadas. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana e o alto grau de ameaça pela perda de habitat fez com que esses dois biomas fossem considerados prioritários para o investimento em conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

O apoio do CEPF e IEB à criação de novas áreas protegidas públicas e privadas e à gestão eficaz daquelas já existentes alavancou uma contribuição notável para a conservação dos recursos naturais do Cerrado e de sua sociobiodiversidade. 

Com as iniciativas dos nossos parceiros foi possível avaliar o cenário das unidades de conservação municipais do Cerrado para o fortalecimento das políticas de proteção local da biodiversidade; aumentamos o número de reservas privadas no bioma, incentivando proprietários rurais a investir em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); fortalecemos os Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAs) para subsidiar decisões locais que contribuam para o alcance das metas mundiais de conservação da biodiversidade e colaboramos para que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente reconhecesse um território tradicional, o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, como o primeiro do Brasil a integrar a rede de Territórios e Áreas Conservados por Comunidades Indígenas e Locais (TICCAs).

Estes são alguns exemplos dos impactos importantes que conseguimos alcançar para a expansão e fortalecimento da rede de áreas protegidas no hotspot Cerrado.

Projetos que apoiamos