Conservação de Espécies

12 MIL ESPÉCIES DE PLANTAS, 251 DE MAMÍFEROS E 856 DE PEIXES

Reuber Brandão

Como atuamos

O Cerrado abriga mais de 12 mil espécies de plantas nativas catalogadas, além de 251 espécies de mamíferos e 856 espécies de peixes. A diversidade de répteis (262 espécies) e anfíbios (204 espécies) também é elevada. Muitas dessas espécies são endêmicas, não só para o hotspot, mas também para locais específicos dentro dele e estão seriamente ameaçadas pelo desmatamento crescente no bioma. O Perfil do Ecossistema do Cerrado listou 1.593 espécies terrestres e de água doce classificadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como globalmente ameaçadas e consideradas pelas autoridades brasileiras ambientais como ameaçadas em nível nacional, além de peixes raros e espécies de plantas raras. Há muitas outras espécies para as quais existem dados insuficientes para permitir uma avaliação completa de seu estado. 

Para garantir que a estratégia do CEPF Cerrado tenha o impacto significativo sobre a conservação da biodiversidade no hotspot, alguns investimentos se concentraram em determinadas espécies e regiões prioritárias, e entre as 1.593 espécies vulneráveis, foram selecionadas um total de 6, pelo seu grau de ameaça, existência de Planos de Ação Nacionais (PANs) e a importância relativa no hotspot para a conservação da biodiversidade. Essas espécies são:

  • Flora – Uebelmannia buiningii (cacto coroa-de-ita) e Dimorphandra wilsonii (faveiro-de-wilson)
  • Aves – Columbina cyanopis (rolinha-do-planalto), Sporophila maximiliani (bicudo) e Mergus octosetaceus (pato-mergulhão)
  • Anfíbio – Pithecopus ayeaye (perereca-macaco)

Projetos que apoiamos