por Luana Luizy, Assessora de Comunicação, Instituto Internacional de Educação do Brasil
O compromisso com o desenvolvimento rural sustentável tem sido uma das missões do Instituto Educacional Tiradentes (IET), que tem se destacado na qualificação de jovens e de famílias em uma região impactada pela mineração em Niquelândia, no interior do estado de Goiás.
A quase 300 km da capital, Goiânia, a cidade de Niquelândia presenciou o fechamento da maior empresa de mineração da sua história. Esse fechamento gerou cerca de doze mil desempregados, em um cenário de 45.000 habitantes. Rapidamente, a cidade se tornou o município com o menor crescimento em 2017 e 2018 no estado, ficando entre os 10 piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Goiás.
Dessa forma, surgiu a necessidade de fomentar outras formas de atividade econômica para a população local. Com isso, veio a ideia de disseminar e potencializar ações de base agroecológica. No campus agrícola, os alunos realizam todas as suas atividades de estágio, participam de aulas práticas e escrevem artigos científicos na área da agroecologia. Nesse local, são aplicadas técnicas de produção sustentáveis, como a permacultura e a agricultura sintrópica, a qual trabalha com a recuperação pelo uso, ou seja, com o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos.
Mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas na Escola Agrícola, cujas mensalidades são totalmente gratuitas. No campus de Agricultura Familiar Sítio Bagagem, próximo à cidade de Niquelândia, no interior goiano, são desenvolvidas pesquisas científicas na área agroecológica, envolvendo técnicas de produção sustentáveis de café, bem como de frutas nativas e exóticas.
“Com o apoio do IEB e CEPF, já formamos 50 jovens e implantamos 10 agroflorestas para os(as) melhores alunos(as) participantes da formação em agroecologia e agrofloresta. Nossos próximos desafios são a abertura de uma loja física para a comercialização dos produtos da agricultura familiar, levando para o produtor o acesso direto ao consumidor final, sem atravessador”, explana Manoel.
Na Escola Agrícola, também são aplicadas técnicas de produção de ovos em sistemas de bem-estar animal; além disso, há a produção de carne suína; pastagens em consórcios com árvores nativas; técnicas de irrigação; boas práticas de produção de geleias; e a produção de mudas nativas e exóticas.
A escola também já beneficiou jovens Kalungas na área de apicultura, em uma iniciativa que procurou gerar autonomia para os quilombolas. Eles se encontram em áreas isoladas e de difícil acesso, áreas essas onde a energia elétrica, até hoje, não existe.
Saiba mais sobre o Instituto Educacional Tiradentes:
https://institutotiradentes.com.br/
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Destaque no Jornal do Campo na Globo:
O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.
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