Direção estratégica 6: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil

Instituição: Instituto Ekos Brasil

Responsável(is): Ana Cristina Moeri e Iago Paniza Rangel
E-mail(s): ana.moeri@ekosbrasil.org, iago.rangel@ekosbrasil.org
Telefone(s): +55 (11) 5505-6371

Corredor(es): Sertão-Veredas-Peruaçu
Município(s): (MG) Januária, Itacarambi, São João das Missões, Cônego Marinho, Bonitos de Minas e Miravânia

Objetivo geral: Desenvolver, fortalecer e acelerar o turismo sustentável na região do Vale do Rio Peruaçu (APA e PARNA Cavernas do Peruaçu), por meio da qualificação das capacidades técnicas e de gestão de organizações da comunidade local, como forma de promover emprego, renda, valorização dos atributos ambientais e conservação da biodiversidade.

Objetivos específicos:

  • Laboratório de Inovação: é um processo estruturado de ação coletiva para as lideranças locais, representando diferentes setores para que possam compreender melhor os desafios e oportunidades e encontrar soluções concretas que gerem benefícios para as próprias organizações envolvidas e para a região, no menor tempo possível.
  • Célula de Conhecimento: a célula de conhecimento reúne um grupo de especialistas (mentores) que oferece apoio técnico e profissional ao Laboratório de Inovação (Lab).
  • Impulsionador: A fórmula do apoio será construída ao longo dos componentes 1 e 2 do projeto com os especialistas da Célula de Conhecimento. Prevemos um apoio customizado, podendo conter capital semente, incubação ou aceleração, mentoria, acesso a mercado e outras formas de viabilização da iniciativa.
  • Programa de gestão e monitoramento.

Valor do apoio: U$ 121.079,01

Duração: 13 meses (Abril 2020 a Abril 2021)

 

Imagens cedidas por Instituto Ekos Brasil