Projetos Apoiados pelo CEPF Cerrado

Sementes de Equidade: Plantando Cooperativismo e Colhendo Sociobiodiversidade no Cerrado

Categoria: Economias da Sociobiodiversidade

Direção estratégica 3: Apoiar o investimento de pequenos e médios negócios e cadeias de valor sustentáveis para dar oportunidades de geração de renda aos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, ligadas à conservação

Instituição: Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais do Município de Alto Paraíso de Goiás e Região – COOPER FRUTOS DO PARAÍSO | https://cooperfrutos.coop.br/

Instituições Parceiras: EMBRAPA; EMATER; REDE POUSO ALTO AGROECOLOGIA.

Responsável(is): Dax Faulstich Diniz Reis

E-mail: [email protected]

Corredor prioritário: VEADEIROS – POUSO ALTO – KALUNGAS.

Município (s): [GO] Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul e São João d’Aliança.

Objetivo geral: Fortalecer a Cooperativa Frutos do Paraíso (Cooperfrutos) e promover a conservação da sociobiodiversidade na Chapada dos Veadeiros. Busca-se impulsionar a autonomia econômica e a inclusão social de agricultores familiares e extrativistas, especialmente mulheres e jovens, por meio da ampliação da participação democrática, da descentralização da gestão e do desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis, em resposta às pressões do agronegócio e aos desafios da pobreza e do êxodo rural na região.

Objetivos específicos:

  • Elaborar e implementar um Plano de Ação Organizacional de Gênero para a Cooperativa Frutos do Paraíso (Cooperfrutos), promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo para fortalecer a igualdade de gênero na organização.
  • Aumentar a participação e o controle democrático da Cooperfrutos, fortalecendo a interação com as bases por meio de reuniões de articulação e sensibilização com a participação ativa de mulheres e jovens.
  • Transformar a governança da cooperativa descentralizando a gestão e reformando o Estatuto Social para criar uma Superintendência de Mulheres e Jovens, assegurando a igualdade de gênero e a valorização de todos os cooperados.
  • Elaborar um Planejamento Estratégico Integrado para a Cooperfrutos, incluindo um plano de ações afirmativas focado em gênero, que alinhe os objetivos da cooperativa com a promoção da sustentabilidade e a valorização da sociobiodiversidade.
  • Mapear o potencial agroextrativista dos territórios de atuação da Cooperfrutos, promovendo o cooperativismo e a transição para a agricultura agroecológica, com foco na produção e comercialização que atendam às políticas de compras institucionais (PAA, PNAE).
  • Realizar a 1ª Feira de Mulheres da Chapada dos Veadeiros, visando fortalecer a rede de mulheres produtoras do campo e da cidade, promover o diálogo sobre sociobiodiversidade e agroecologia, e divulgar os produtos do Cerrado.
  • Capacitar agentes locais em cooperativismo e economias da sociobiodiversidade, aprimorando suas habilidades para a gestão sustentável e o enfrentamento das ameaças do agronegócio, contribuindo para a segurança alimentar e a permanência das famílias no campo.

Valor do apoio: $ 44,982.70

Duração: Janeiro/2025 a Janeiro/2026

FILTRO DE PROJETOS

Utilize o filtro abaixo para pesquisar por palavra-chave, região, direção estratégica e/ou ano de início, para navegar nos projetos apoiados pelo CEPF Cerrado

  • Digite sua pesquisa

  • Região de Atuação

  • Direções Estratégicas

  • Ano de Início