Categoria: Fortalecimento da Sociedade Civil
Direção estratégica 6: Reforçar a capacidade das organizações da sociedade civil para promover uma melhor gestão dos territórios e dos recursos naturais, e apoiar outras prioridades de conservação no hotspot
Instituição: Ecoa – Ecologia e Ação | https://ecoa.org.br/
Responsável(is): Nathalia Eberhardt Ziolkowski
E-mail: [email protected]
Corredor prioritário: Em todo hotspot
Município (s): Em todo hotspot

Objetivo geral: Impulsionar a conservação do Cerrado e a justiça socioambiental por meio do empoderamento e da articulação política de mulheres líderes, resultando em estratégias de preservação mais eficazes e inclusivas, e na valorização do papel feminino na defesa do bioma.
Objetivos específicos:
- Capacitar e fortalecer a liderança de 35 mulheres para a conservação do Cerrado, por meio de um curso de formação abrangente que desenvolva sua autoconfiança, habilidades de gestão sustentável e capacidade de influenciar positivamente suas comunidades.
- Consolidar um movimento de mulheres mais engajado politicamente na conservação do Cerrado, promovendo sua participação ativa em espaços de decisão e diálogo direto com instâncias do poder federal, assegurando a consideração de suas necessidades em políticas ambientais.
- Criar um banco de dados virtual com 30 publicações sobre a conservação do Cerrado promovida por mulheres, resgatando históricos e divulgando projetos em andamento, para visibilizar suas contribuições e conhecimentos.
- Ampliar o impacto das discussões sobre o papel das mulheres na conservação do Cerrado com a segunda edição do Informe Nacional de Gênero e Meio Ambiente, registrando metodologias, modos de vida e práticas de conservação, com a distribuição de 400 exemplares para 35 organizações beneficiárias.
Valor do apoio: $90,000.00
Duração: Janeiro/2025 a Janeiro/2026






