Direção estratégica 6: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil

Instituição: Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas

Responsável(is): Carlos Alberto Dayrell e Nívea Martins Pereira
E-mail(s): caa@caa.org.br, nivea.pereira@caa.org.br, carlos.dayrell@caa.org.br
Telefone(s): +55 (38) 3218-7700

Corredor(es): Sertão-Veredas-Peruaçu e Serra do Espinhaço
Município(s): (MG) Montes Claros, Rio Pardo de Minas, Riacho dos Machados

Objetivo geral: Potencializar a atuação de lideranças de PICTs na defesa de seus direitos territoriais e na busca da sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social de territórios tradicionais por meio de formação teórico-prática sobre temas relacionados, o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de habilidades específicas de liderança e incidência política.

Objetivos específicos:

  • A participação das mulheres em atividades voltadas para a formação e representação política e para a organização social e comunitária, rompendo com padrões de divisão sexual do trabalho que separam atividades reprodutivas e produtivas e estabelecem hierarquias entre elas.
  • A construção coletiva do conhecimento, por meio do diálogo de saberes e experiências, incentivando a equidade de gênero em todas as atividades coletivas e, em especial, em espaços de intercâmbio entre PCT’s.
  • A valorização, no âmbito do acompanhamento técnico, de atividades já priorizadas pelas mulheres (como, por exemplo, o manejo dos quintais) com uma abordagem sensível às desigualdades de gênero nestas atividades.
  • A participação ativa das mulheres nos processos de coleta de informações, sistematização e protocolo relativos às formas de manejo propostas para o território onde vivem.

Valor do apoio: U$ 149.999,50

Duração: 15 meses (Janeiro 2020 a Junho 2021)

 

Imagens cedidas por Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas