Direção estratégica 2: Apoiar a criação e/ou expansão e a gestão eficaz das áreas protegidas

Instituição: Centro de Trabalho Indigenista – CTI

Responsável(eis): Carolina Perini de Almeida
E-mail(s): carolina.perini@trabalhoindigenista.org.br
Telefone(s): +55 (61) 3349-7769

Corredor(es) prioritário(s): Miranda-Bodoquena
Município(s): (MS) Miranda; Aquidauana; Dois Irmãos do Buriti; Sidrolândia

Objetivo geral:  Este projeto propõe subsidiar a elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) das terras indígenas Buriti, Cachoeirinha e Taunay-Ipegue, ocupadas pelo povo Terena em Mato Grosso do Sul. Para esse fim serão realizadas atividades sobre temas diretamente relacionados com a gestão de territórios e recursos naturais, bem como caminhadas de monitoramento territorial e produção de dados georreferenciados. Todas as atividades serão elaboradas em diálogo com Conselho do Povo Terena e envolverão ativamente jovens, mulheres, lideranças e anciões das comunidades. Espera-se, assim, o levantamento de dados de diagnóstico e monitoramento que habilitem as comunidades terena para o planejamento de ações que garantam sua participação na gestão de territórios e recursos naturais.

Objetivos específicos:

  • Habilitar as comunidades Terena das TIs Buriti, Cachoeirinha e Taunay-Ipegue para o planejamento de ações associadas que garantam sua participação ativa nos processos relacionados com a gestão de territórios e recursos naturais.
  • Levantar dados de diagnóstico e monitoramento sobre a gestão territorial e dos recursos naturais das três áreas terena em tela tendo como perspectiva seus respectivos PGTAs.
  • Construir novas perspectivas para a melhoria da gestão de paisagens produtivas agroecológicas na região do Cerrado sul-mato-grossense.

Valor do apoio: U$ 47.738,69

Duração: 24 meses (Junho 2019 a Junho 2021)

 

Imagens cedidas pelo CTI