Categoria: Economias da Sociobiodiversidade
Direção estratégica 3: Apoiar o investimento de pequenos e médios negócios e cadeias de valor sustentáveis para dar oportunidades de geração de renda aos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, ligadas à conservação.
Instituição: Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM | https://caa.org.br/
Instituições Parceiras: Cooperativa de Agricultores Familiares Agroextrativistas de Água Boa II (COOPAAB); Cooperativa de Agricultores Familiares Agroextrativistas de Vereda Funda (COOPAV); Cooperativa de Agricultores Coletores e Restauradores Agroextrativistas do Alto Rio Pardo (COCREARP); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Rio Pardo de Minas; EMBRAPA CERRADOS / CENARGEM.
Responsável(is): Ronaldo de Almeida
E-mail: [email protected] ; [email protected]
Corredor prioritário: SERRA DO ESPINHAÇO
Município (s): [MG] Rio Pardo de Minas, Montezuma.

Objetivo geral: Fortalecer a autonomia, a gestão e a sustentabilidade das cooperativas agroextrativistas geraizeiras no Norte de Minas Gerais, nomeadamente COOCREARP, COOPAAB e COOPAV, promovendo a valorização de seus conhecimentos ancestrais, modos de vida e a conservação do Cerrado. Isso será alcançado por meio do apoio à qualificação de suas cadeias produtivas, à geração de renda, e à integração de jovens e mulheres em suas estruturas de governança e operação, assegurando a defesa de seus territórios e a resiliência frente aos desafios socioeconômicos e ambientais.
Objetivos específicos:
- Qualificar a gestão e o posicionamento de mercado das cooperativas geraizeiras, oferecendo suporte técnico para o desenvolvimento e aprimoramento de suas operações e estimulando a formação de redes de cooperação e intercâmbios sociopolíticos e econômicos.
- Apoiar a conservação e o manejo sustentável do sistema de “Chácras de café” e o beneficiamento de plantas nativas na COOPAV, com ações de plantio e conservação de café sombreado.
- Impulsionar a produção extrativista de frutos do Cerrado na COOPAAB, apoiando a melhoria e/ou criação de quintais produtivos para 18 famílias e a consolidação de um processo de adequação e certificação de polpas de frutas, buscando alternativas para o escoamento de produtos.
- Fortalecer a estratégia de coleta e gestão de sementes de espécies do Cerrado na COOCREARP, apoiando o trabalho de 29 coletores (homens e mulheres) em mais de 2.000 hectares na RDS Nascentes Geraizeiras, em consonância com as iniciativas de estruturação física e aquisição de materiais.
- Ampliar a inclusão e o protagonismo de jovens e mulheres nos empreendimentos das cooperativas, criando condições para a sustentabilidade futura das iniciativas econômicas da sociobiodiversidade e fortalecendo sua atuação na gestão e proteção dos territórios.
- Promover a valorização do “direito na prática” das comunidades geraizeiras, reforçando sua capacidade de resistência a conflitos fundiários, desmatamento e outras ameaças, e garantindo a defesa de seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais.
- Elaborar e implementar um Plano de Ação Organizacional de Gênero para o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo e fortalecendo a política de igualdade de gênero na organização
Valor do apoio: $ 44,982.70
Duração: Janeiro/2025 a Janeiro/2026






