Direção estratégica 2: Apoiar a criação e/ou expansão e a gestão eficaz das áreas protegidas

Instituição: Associação Mineira de Defesa do Ambiente – AMDA

Responsável(is): Francisco Mourão Vasconcelos e Luiz Gustavo Nunes Vieira da Silva
E-mail(s): fmovasconcelos@yahoo.com.br, luizgustavo@amda.org.br
Telefone(s): +55 (31) 3291-0661

Corredor(es): Sertão-Veredas-Peruaçu
Município(s): (MG) Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Januária, Itacarambi, Bonito de Minas, São João das Missões e Miravânia

Objetivo geral: Desenvolver estudos para a ampliação e criação de unidades de conservação no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, através da identificação de áreas com vocação para a conservação de ambientes naturais, situação fundiária, envolvimento de proprietários rurais e das comunidades tradicionais existentes na região, com destaque, a busca de alternativas de áreas protegidas que possam garantir condições para a manutenção e fortalecimento do extrativismo vegetal. 

Objetivos específicos:

  • Análise cartográfica e revisão bibliográfica para definir as mudanças temporais no uso e cobertura do solo e a modelagem de sistemas ambientais. 
  • Caracterização fundiária dos imóveis rurais, diagnóstico e mobilização de atores.
  • Identificação de conflitos, oportunidades e desafios para proteção de áreas naturais. 
  • Elaboração desenhos preliminares para novas UCs propostas, ou de ampliação das já existentes, assim como outras categorias de áreas protegidas, como corredores ecológicos e rios de preservação permanente. 
  • Desenvolvimento de mecanismos legais, políticos e econômicos que possam ser utilizados na aquisição ou indenização de áreas sugeridas para UCs de proteção integral ou outras modalidades de conservação possíveis. 

Valor do apoio: U$ 101.247,15

Duração: 12 meses (Junho 2020 a Junho 2021)

 

Imagens cedidas por AMDA