Direção estratégica 5: Apoiar a implementação de ferramentas para integrar e compartilhar dados sobre o monitoramento para melhor informar os processos de tomada de decisão no hotspot.

Instituição: Departamento de Geografia (GEO-UFMT) & Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (UNISELVA)

Responsável(eis): Emerson Soares dos Santos e Peter Zeilhofer
E-mail(s): emer@ufmt.br; zeilhoferpeter@gmail.com; uniselva@uniselva.org.br
Telefone(s): +55 (65) 3615-8468

Corredor(es) prioritário(s): Outros corredores (Chapada dos Guimarães)
Município(s): (MT) Poxoréo, Dom Aquino, Tesouro, Jaciara, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Guiratinga, Rondonópolis, São Jose do Povo, Alto Garças, Pedra Preta, Itiquira, Primavera do Leste, Campo Verde

 

Área de atuação do projeto.

 

Objetivo geral:  O projeto visa o monitoramento e a modelagem da qualidade de água em múltiplas escalas na Bacia do Rio São Lourenço que compõe trechos importantes do corredor ecológico Planalto-Pantanal no hotspot Cerrado. A disponibilização desses dados a partir de um SIG participativo, junto com trabalhos em comunidades na bacia, visa empoderar e permitir a participação direta destes grupos sociais no monitoramento das condições e a gestão dos recursos hídricos na bacia.

Objetivos específicos:

  • Identificação de padrões espaço-temporais da qualidade de água na bacia hidrográfica do Rio São Lourenço
  • Desenvolver um aplicativo para telefones móveis (SIG-Participativo) que possibilite a divulgação de informações relativas aos Recursos Hídricos, e que reforce a interação entre, e com a participação de, atores sociais interessados nas diferentes formas de uso da água na bacia.
  • Elaborar diagnósticos participativos sobre a situação/relação das comunidades que afetam e são afetadas pelos múltiplos usos do Recursos Hídricos, buscando um entendimento dos conflitos existentes em relação ao uso e gestão dos RH.

Valor do apoio: U$ 186.648,00

Duração: 24 meses (Julho 2019 a Junho 2021)

 

Imagens cedidas pelo Departamento de Geografia (GEO-UFMT) & Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (UNISELVA)