Uso do geoprocessamento no manejo do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga

 

Direção estratégica 2: Apoiar a criação/expansão e a gestão eficaz das áreas protegidas

Instituição: Associação Quilombo-Kalunga

Responsável: Vilmar Souza Costa
E-mail:  aqkalunga@gmail.com
Telefones: +55 (61) 99909-3863 / (62) 99646-4029

Corredor prioritário: Veadeiros-Pouso Alto-Kalungas
Municípios: (GO) Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás
Áreas protegidas: APA do Pouso Alto e APA do Paranã

Objetivo geral: Implementar a melhoria e a consolidação da gestão ambiental e territorial do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, por meio de Sistema de Informações Geográficas (SIG) como ferramenta para a gestão territorial permanente, bem como o uso sustentável dos recursos naturais, visando garantir a melhoria na qualidade de vida para todos os moradores e para as gerações futuras.

Objetivos específicos:

  • Elaborar a caracterização geológica, geomorfológica, pedológica, da cobertura e uso do solo, bem como da aptidão agrícola das terras, de modo a subsidiar um melhor aproveitamento das potencialidades do território.
  • Elaborar de forma participativa um Sistema de Informações Geográficas no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga em estações de trabalho dotadas de softwares de geoprocessamento e conexão com os principais bancos de dados.
  • Dotar as Associações com Estações de Monitoramento Territorial equipadas com computadores, GPS de navegação, imagens de satélites e veículo utilitário 4×4, para realizar uma gestão mais eficiente do território, mediante treinamento e capacitação de membros indicados pela comunidade, fortalecendo assim as organizações representativas da comunidade.
  • Identificar os atrativos turísticos e definir os roteiros a serem implantados, aumentando o rendimento das famílias, bem como proporcionar maior sustentabilidade.
  • Sensibilizar a população quanto à importância do combate à caça predatória, o desmatamento indiscriminado e às queimadas aplicadas no processo de preparo para o plantio.

Valor do apoio: U$139.000,00

Duração: 12 meses (Junho 2018 a Maio 2019)

 

Imagens cedidas pela Associação Quilombo Kalunga

                                                                                                                                                                            ©Ion David

Área de atuação do projeto.