Programa de Investimento no Produtor Consciente

 

Direção estratégica 1: Promover a adoção de melhores práticas na agricultura

Instituição: Consórcio Cerrado das Águas

Responsável(eis): Fabiane Sebaio e Juliano Tarabal
E-mail(s): fabiane@cerradodasaguas.org.br, juliano.tabaral@cerradomineiro.org
Telefone(s): +55 (34) 98845-0166

Instituições parceiras: Expocaccer, Cooxupé, Lavazza, Nescafé, Nespresso

Corredor(es) prioritário(s): Outros corredores (RIDE DF- Paranaíba-Abaeté)
Município(s): (MG) Patrocínio

Objetivo geral:  O objetivo central do PIPC é estabelecer e implementar uma estratégia para restaurar a prestação de serviços ecossistêmicos na bacia a longo prazo através de um processo de envolvimento efetivo com produtores e atores locais.

Objetivos específicos:

  • COMPONENTE 1: ENGAJAMENTO INSTITUCIONAL – O envolvimento institucional é uma componente para garantir a sustentabilidade das intervenções e uma ação coletiva eficaz. O PIPC tem três objetivos-chave com este componente: (1) envolver os produtores, (2) alcançar um compromisso do sector público para transferir fundos disponíveis para o programa, (3) envolver e comunicar com o público mais vasto sobre o projeto como uma opção viável para conciliar o agronegócio e a resiliência climática.
  • COMPONENTE 2: PAISAGENS CONECTADAS – A componente paisagística conectada refere-se a ações de conservação e restauro em cada propriedade individual com enfoque no impacto paisagístico e na bacia como o território. A necessidade de restauração e conservação é um dos principais motores do PIPC, uma vez que é o que tem maior impacto nos serviços ecossistêmicos, particularmente na conservação.
  • COMPONENTE 3: AGRICULTURA CLIMATICAMENTE INTELIGENTE – O CCA visa abordar três objetivos principais com este componente: aumentar sustentavelmente a produtividade e os rendimentos agrícolas; adaptar e construir resistência às alterações climáticas; e reduzir e/ou remover as emissões de gases com efeito de estufa, sempre que possível.
  • COMPONENTE 4: RECURSOS HÍDRICOS ASSEGURADOS – A fim de estabelecer um programa eficiente de monitorização da água é importante compreender em detalhe a quantidade de água que é captada, a quantidade e a qualidade da água em cada bacia hidrográfica. O objetivo é criar uma rede de sistemas ao longo da bacia do Córrego Feio para monitorizar a qualidade e quantidade da água, bem como uma estrutura eficaz de governação multi-stakeholder com os produtores e a empresa de água e saneamento que permita tomar decisões de forma partilhada e atempada.
  • COMPONENTE 5: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA – Estabelecer um mecanismo de financiamento para a implementação de um “Fundo da Água”. Nesta abordagem, um projeto de conservação de bacias hidrográficas baseia-se centralmente na constituição de um mecanismo financeiro dedicado a apoiar o financiamento das atividades de revitalização e conservação de bacias hidrográficas, e o pagamento de recompensas associadas a essas atividades, uma vez que o recurso esteja disponível.

Valor do apoio: U$ 400.068,18

Duração: 26 meses (Maio 2019 a Junho 2021)

 

Imagens cedidas pelo Consórcio Cerrado das Águas 

Foto: ©Acervo Cerrado Consórcio das Águas
Foto: ©Acervo Cerrado Consórcio das Águas
Foto: ©Acervo Cerrado Consórcio das Águas
Foto: ©Acervo Cerrado Consórcio das Águas
pt_BR
en_US pt_BR