Direção estratégica 6: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil

Instituição: Fundo Mundial para a Natureza – WWF-Brasil

Responsável(is): Mariana Ferreira
E-mail(s): marianaferreira@wwf.org.br
Telefone(s): +55 (11) 98863-8260 (Assessoria de comunicação)

Corredor(es): atuação em todo hotspot
Município(s): atuação em todo hotspot

Objetivo geral: Fortalecer articulação e capacidade da sociedade civil em identificar, e quando couber, contrapor os processos de alterações de áreas protegidas no Congresso Nacional e assembleias estaduais, além de ampliar iniciativas de engajamento e valorização de unidades de conservação do Cerrado.

Objetivos específicos:

  • Engajar pelo menos 30 organizações locais nas capacitações: as organizações serão identificadas pelo WWF-Brasil com base em seu histórico de atuação junto a UCs do Cerrado e garantindo uma boa representatividade das diferentes porções do bioma, além de cobrir as UCs mais ameaçadas por processos de PADDD (com base nos dados da plataforma PADDD Tracker-Brasil). Ainda, será dada atenção especial para equilibrar o número de homens e mulheres convidados para as capacitações.
  • Realizar três capacitações sobre PADDD: as capacitações serão realizadas pelo WWF-Brasil (e parceiros convidados) em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) para instituições locais, associações e coletivos da sociedade civil. As capacitações irão englobar os conceitos sobre PADDD, formas de monitorar e avaliar os PADDDs, estratégias de comunicação e advocacy, dentre outros.
  • Formar e animar uma rede de parceiros em defesa das UCs do Cerrado a partir dos participantes das capacitações: o WWF-Brasil irá propor formas e dinâmicas de manter a rede de parceiros ativos, tais como grupo de emails, chamadas mensais e monitoramento dos processos de PADDD para atualização da plataforma PADDD Tracker-Brasil.
  • Promover e apoiar a participação de pelo menos 50 UCs do Cerrado na Campanha “Um dia no Parque”, como forma de engajamento da sociedade em defesa das UCs do bioma: o WWF-Brasil irá mapear, convidar e organizar a participação de UCs federais e estaduais do Cerrado na campanha, fornecendo orientações, materiais impressos e apoio na comunicação das atividades.

Valor do apoio: U$ 140.000,00

Duração: 17 meses (Fevereiro 2020 a Junho 2021)

 

Imagens cedidas por WWF-Brasil