Início » Notícias » Conheça o Museu do Cerrado

Conheça o Museu do Cerrado

 

No imaginário de muitas pessoas no Brasil existe um estereótipo do Cerrado ilustrado por árvores secas e retorcidas, cascas espessas e folhas grossas mas nem só de árvores tortas vive o Cerrado, ele também possui uma grande variedade de cactos, bromélias, orquídeas, palmeiras e gramíneas; sendo que 480 espécies de plantas são endêmicas, ou seja, só existe neste lugar do planeta Terra; o que faz com que possua uma elevada diversidade de paisagens constituídas por diferentes fisionomias de vegetação que a colocam entre as savanas de maior riqueza florística do mundo.

O Cerrado é ainda percebido como um subsistema da economia; os povos, a flora e a fauna que nelas habitam e as conservam, são uma externalidade e mesmo um entrave ao processo de produção mas o que muita gente não sabe é que grande parte do PIB agrícola do Brasil está no Cerrado, ao mesmo tempo em que todo o restante do PIB que não é agrícola depende do Cerrado porque depende das águas que brotam daqui. Saem do Cerrado 25% da produção nacional de grãos, quatro de cada dez cabeças do rebanho bovino e metade de quase 10 milhões de toneladas de carvão vegetal produzida por ano no país. No  entanto, há um risco de que, sem a conservação do Cerrado, o Brasil irá perder sua riqueza agrícola e ambiental. Sem rios, não haverá vida; sem água não haverá agricultura, sem vegetação não há água. Sem os aquíferos do Cerrado, não haverá rios.

O desconhecimento sobre sua sociobiodiversidade pela sociedade em geral tem justificado sua destruição, por este motivo que criamos o Museu do Cerrado em 2017 como forma de mostrar a sua importância na vida de todos os brasileiros. Sua missão é divulgar os conhecimentos científicos e os saberes e os fazeres populares acerca da sociobiodiversidade do Cerrado.

Só podemos ensinar sobre o Cerrado, se o conhecermos a fundo. Só poderemos conservá-lo, se o cuidarmos. Só cuidamos daquilo que amamos e é por amor ao Cerrado que criamos o Museu do Cerrado como forma de mostrar a sua infinita beleza e importância na vida de todos os brasileiros.

Qualquer pessoa em qualquer lugar do Brasil e do mundo poderá acessar ao Museu a qualquer dia do ano desde que tenha acesso a internet.

O Museu do Cerrado encontra-se no site: http://museucerrado.esy.es/ 

 

*Texto por Rosângela Azevedo Corrêa – Curadora do Museu 

Faculdade de Educação – Universidade de Brasília

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *