O Cerrado é um hotspot de biodiversidade, pois está entre as áreas biologicamente mais ricas da Terra e também entre as mais ameaçadas; e, portanto, precisa ser conservado.

O Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) é um programa global que provê fundos e assistência técnica a grupos da sociedade civil, tais como organizações não governamentais, grupos comunitários e atores do setor privado que implementam projetos de conservação neste hotspot.

O CEPF atua como catalisador para criar alianças de trabalho estratégicas entre diversos grupos, combinando habilidades e eliminando a duplicação de esforços para lograr um enfoque amplo e coordenado com o objetivo de enfrentar os desafios da conservação de ecossistemas únicos.

Em 2013, o Conselho de Doadores do CEPF selecionou o bioma Cerrado como um dos hotspots prioritários, e oito milhões de dólares foram alocados para investimentos em projetos de conservação no período de 2016 a 2021.

Chamadas 

A primeira chamada para fundos do CEPF Cerrado ocorreu em setembro de 2016 e está encerrada. Foram selecionados 11 projetos relacionados às seguintes diretrizes estratégicas:

  • Boas práticas agrícolas e Código Florestal
  • Áreas protegidas
  • Cadeias produtivas e restauração
  • Espécies ameaçadas
  • Monitoramento ambiental

Para ler a notícia completa sobre os projetos vencedores desta 1ª chamada acesse: http://cepfcerrado.iieb.org.br/noticias/cepf-cerrado-seleciona-onze-pequenos-projetos/

Novos editais serão lançados. Então, fique de olho nas notícias do CEPF Cerrado.