Início » Acervo » Portfólio

Em 2013, o Conselho de Doadores do CEPF selecionou o bioma Cerrado como um dos hotspots prioritários e 8 milhões de dólares foram alocados para investimentos em projetos no período de 2016 a 2021. Entre os anos de 2016 e 2019 o CEPF Cerrado já realizou três chamadas para apoio a projetos no Cerrado. Atualmente, o Fundo conta com aproximadamente 55 projetos, divididos em Grandes e Pequenos Apoios.

Os projetos do CEPF no Cerrado são tão diversos como o bioma em si e as estratégias do Fundo. O nosso portfólio de projetos compreende quase todo o território, com iniciativas que ocorrem desde o Piauí até o Mato Grosso do Sul.

Nossos parceiros implementam estratégias de pagamentos por serviços ambientais com produtores de café, projetos para a proteção de espécies ameaçadas e trabalham com populações tradicionais, no incentivo à gestão e bom uso dos
recursos naturais em seus territórios.

Um ponto importante para o CEPF é modelar o portfólio de tal maneira, que interações entre os beneficiários e outros atores do hotspot sejam reforçadas, possíveis sinergias identificadas e resultados potencializados; em pequena e larga escala.

Por isso, estamos identificando projetos similares em algumas temáticas ou projetos de organizações que compartilham o mesmo território e podem compartilhar estratégias que vão além do escopo original do projeto.

A colaboração pode ser entendida em três diferentes aspectos: (a) o aumento do conhecimento por meio do aprendizado no grupo; (b) a integração de vários saberes que estão muitas vezes isolados em diferentes organizações e projetos e (c) disseminação de boas práticas para vários atores.

A apresentação de nosso portfólio deve servir de estímulo para aumentar os níveis de colaboração entre os parceiros do Fundo e também como uma ferramenta para trazer novos parceiros à mesa. O desafio está em identificar quando as cooperações entre parceiros são desejadas e têm o potencial de produzir um resultado positivo.

Contudo, pode-se constatar que esta primeira análise, para facilitar a potencial colaboração, muitas vezes não é feita, impossibilitando cooperações mais estratégicas já em seu berço.

Esta publicação torna o nosso portfólio mais transparente e aumenta a possibilidade de conexões entre projetos e soluções antes não imaginadas pelo CEPF; este é um excelente desenvolvimento para um bioma tão diverso, como o Cerrado.

 

Michael Becker
Coordenador da Estratégia de Implementação Regional do CEPF Cerrado
Team Leader of the Regional Implementation Team – CEPF Cerrado